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ESG: um caminho virtuoso e sem retorno!

Já há alguns anos essa sigla tem aparecido nos meios de comunicação e nos ambientes de negócio, mas ainda assim existem muitas dúvidas a seu respeito.

O E, de Environmental ou Ambiental, se refere às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio ambiente e avalia o desempenho da sustentabilidade nas suas operações. É o E que vai tratar questões relacionadas à proteção da biodiversidade, conservação de recursos naturais, gestão de resíduos, aquecimento global, etc.

O S, de Social, trata sobre como a organização gerencia e promove o seu relacionamento com os stakeholders (as pessoas que fazem parte do seu universo), abordando critérios de inclusão, investimento na capacitação de funcionários, diversidade nas equipes de trabalho, respeito aos direitos humanos, etc.

Já o G, de Governance ou Governança, se refere à governança coorporativa e administrativa de um negócio, ou como a empresa se posiciona frente à adoção de boas práticas administrativas, tratando questões relacionadas à ética e compliance, transparência, gestão interna, etc. 

Como já deu pra notar, o ESG é um sinal claro de um novo tempo, onde é preciso repensar a forma como lidamos com o mundo ao nosso redor. Não levar em conta as normas ESG é como remar contra a maré e causa um reflexo negativo nos negócios, gerando insatisfação dos clientes, parceiros e colaboradores, que cada vez mais consideram e exigem das empresas um compromisso real com valores éticos e sustentáveis. 

Mais do que uma tendência, o ESG é um compromisso público de comprometimento com o meio ambiente e sociedade, e as empresas que assumem essa responsabilidade mostram que não separam a lucratividade dos propósitos ambiental, social e governança.

Como aplicar as práticas ESG dentro de uma empresa? 

Como o ESG é um movimento de dentro para fora, o primeiro passo é o envolvimento: todos – Conselho, lideranças, colaboradores – devem estar comprometidos e cientes do compromisso. E para isso a comunicação é fundamental.

É ela que vai identificar os pontos vulneráveis da empresa dentro do ESG, proteger a sua reputação e fazer com que a mensagem chegue aos steakholders sem ruídos. 

Além disso, é a comunicação – o endomarketing – que vai informar e educar os envolvidos sobre os pilares ESG e garantir que todos estejam alinhados a esses princípios, mantendo um loop de comunicação constante e garantindo que todos estejam por dentro do assunto.

Se você, como todo mundo, se preocupa com essa pauta e quer aplicar o ESG em sua empresa e fazer parte desse caminho virtuoso e sem retorno, vem tomar um café conosco que a gente te explica!