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E então, esse tal de branding é bom né?

Se é! A Netflix, por exemplo, é uma marca que se posiciona super bem e tem um grupo de fãs ou “brand lovers”. Ninguém é fã da Netflix só porque o streaming funciona muito bem – isso é o básico. A empresa conseguiu essa enorme base de clientes-fãs pois ela se posiciona como original, inovadora e divertida. 

Os atributos funcionais (básicos e essenciais) não criam fãs, pois podem ser copiados, enquanto que atributos conceituais e intangíveis, criam personalidade, atraem e criam vínculo com o público que pensa como a marca.

Então, que tal ter uma conversinha mais aprofundada sobre o assunto? Chama a gente para um cafezinho!

Rebranding

A única coisa imutável nessa vida é exatamente o fato de que tudo muda o tempo inteiro. O espaço, o planeta, o tempo, as pessoas e as empresas… tudo está em constante movimento, e a necessidade de dar um tapa no visual é tão importante para as empresas quando é para nós, seres humanos.

Mudar o visual pode não parecer importante para olhos desavisados, mas é apenas um sintoma externo de uma transformação muito mais profunda. Quando decidimos mudar é porque por dentro já não somos os mesmos, e isso precisa ser comunicado de alguma maneira para o mundo exterior. 

O mesmo acontece com as organizações. Quando uma empresa decide fazer um rebranding é porque em alguns pontos (às vezes todos eles) ela já não é a mesma, já não vê e (ou) faz as coisas como antes fazia e isso precisa ser comunicado ao seu público.

Mas, qual o significado da palavra rebranding?

Rebranding é a definição que se dá ao conjunto de ações estratégicas que visam reposicionar a marca no mercado e na percepção do consumidor. A prática é constantemente adotada por empresas com a imagem prejudicada ou que buscam se aventurar em novos mercados.

Um bom exemplo é a Nova Schin. Quando era chamada de Schincariol, a cerveja estava relacionada às cervejas de menor qualidade, escolhida pelo preço e queria se reposicionar e lutar com a Skol e Kaiser, à época, líderes do mercado. 

A nova proposta era posicionar-se como uma cerveja que transmitisse aquilo que o consumidor procura (qualidade e baixo peço). A marca então investiu em propaganda, com personagens e bordões-chiclete fizeram a cervejaria pular para as primeiras colocações no ranking das cervejas mais consumidas no Brasil. Demais, não é?

Então, se você acha que está na hora de mostrar pra todo (o) mundo que a sua marca mudou, vem falar com a gente!